CAF o que é, o que não é e o que deveria ser

As associações de pais foram pioneiras, há mais de 30 anos, nas atividades de ocupação dos tempos extracurriculares, geralmente chamadas atividades de tempos livres (ATL), dos alunos do 1.º ciclo, como resposta educativa, lúdica e social no interesse dos alunos e das famílias.

Ler mais

A mediatização da indisciplina e violência nas escolas

A violência nas escolas ganhou mais relevância na comunicação social desde há, pelo menos, uma década, não porque não existisse antes, mas porque esta, até então maioritariamente entre pares, não era notícia, provavelmente porque o acontecimento não saía dos muros da escola ou, simplesmente, era silenciado pelos próprios autores e vítimas.

Ler mais

Gestão da escola e a participação da comunidade escolar

O estilo de gestão da escola, mais ou menos participativa, pode ter influência no desempenho do aluno. Algumas evidências empíricas mostram que a aprendizagem dos alunos é maior nas instituições cujos diretores dão mais importância à participação dos professores na elaboração do plano pedagógico e são mais abertos às sugestões e propostas da comunidade escolar.

Ler mais

Repensar a educação ou transformá-la

"Como são aborrecidos os estudos que falam eternamente em “reformas” e “desempenho” — mas não se dão conta de que o modelo iluminista está superado, e já há formas reais de ultrapassá-lo?" Esta é a questão sobre a escola no Brasil abordada por Alexandre Sayad, e que, pelo exposto, nos merece reflexão.

Ler mais