Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação
O Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos vão promover o Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação.
O senso comum em educação ganhou larga expressão, nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos sobre a educação que nem sempre se sustentam em evidência científica. Assim, o projeto aQeduto pretende contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos doze anos. Acima de tudo, procura-se que o conhecimento gerado pelo projeto chegue, através de uma linguagem acessível, ao grande público, sem desvalorizar o rigor metodológico na análise das relações estudadas.
O estudo terá como objetivo responder à pergunta principal: De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, considerando três eixos fundamentais:
(i) os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias;
(ii) as escolas, i.e., mudanças na organização escolar;
(iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país.
Para isso, entre dezembro de 2015 e outubro de 2016, serão apresentadas e debatidas mensalmente 11 questões nos Fóruns aQeduto.
(fonte: Conselho Nacional de Educação, 01-12-2015)