XIV Encontro Regional de Setúbal das Associações de Pais

21 de maio de 2016
Auditório Municipal de Pinhal Novo

PROGRAMA

14h00 - Receção dos participantes
14h30 - Sessão de Abertura
António Farto, presidente do CE da FERSAP
M. Celeste Oliveira, diretora da Escola Secundária de Pinhal Novo
Fernanda Rôlo, chefe da Divisão de Educação e Intervenção Social da C. M. de Palmela
15h00 - Intervenções
“Escola-Família uma relação (im)possível?", por José Miguel Oliveira
"Relação escola / família: Encontrar culpados ou soluções?", por Renato Paiva
"Família, problemas de comportamento na criança e a escola", por Ana Beatriz Saraiva
16h30 - Debate/partilha de experiências
17h30 - Sessão de Encerramento
Isabel André, presidente do conselho executivo da UAP-Palmela
Jorge Ascenção, presidente do conselho executivo da CONFAP.

Encontros “O que um livro pode”

“O que um livro pode” são encontros sobre o livro de artista e a autoedição em Portugal que reúnem artistas, críticos, pensadores e designers promovendo lançamentos e divulgando obras inéditas. A 5ª edição debateu sobre “O livro infantil como livro de arte”.

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A qualidade da alimentação nas nossas escolas

Uma interessante investigação sobre o estado da oferta alimentar nos bufetes e máquinas de venda automática (MVA) em estabelecimentos públicos de 2º e 3º ciclos e ensino secundário da cidade do Porto, foi realizada recentemente pela Dra. Joana Pinto de Carvalho.

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Dramática a assistência psiquiátrica a crianças e adolescentes

Costumo dizer aos meus alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa: “Podem não gostar de Psiquiatria, mas têm de saber que as perturbações psiquiátricas são importantes, pelo simples facto de serem muito frequentes”. Lembrei-me desta minha frase habitual quando comentava em público a apresentação do Relatório “A Saúde Mental em números”, que em boa hora a Direcção-Geral da Saúde e o coordenador do Programa de Saúde Mental (Álvaro de Carvalho) decidiram debater.

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Pais manipuladores criam filhos inaptos para relações futuras

Os pais que estão sempre a tentar mudar o que os filhos sentem, tentam educá-los fazendo-os sentir-se culpados ou ameaçando-os de que se não fizerem as coisas à sua maneira vão gostar menos deles, não arriscam apenas contribuir para um ambiente de cortar à faca em casa enquanto os miúdos são adolescentes. Este tipo de táticas psicológicas afeta as relações que mais tarde os jovens têm com amigos e namorado/as.

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Alunos do ano com graves fragilidades na aprendizagem

Alunos do 2.º ano não reconhecem um quadrado, ainda contam dinheiro de forma incorreta, escrevem com vários erros ortográficos e têm dificuldades em compreender o conceito matemático de igualdade. IAVE analisou testes intermédios de Português e Matemática, aplicados nos últimos quatro anos, e detetou fragilidades e apresentou sugestões.

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73,1% dos jovens gostam da escola, mas 39% gostam das aulas

Ao todo, 6026 alunos do 6.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade das cinco regiões educativas de Portugal continental, com idades entre os 10 e os 20 anos, responderam a um questionário que aborda várias vertentes das suas vidas. Os adolescentes fumam menos, usam menos o preservativo, auto agridem-se mais. Perto de 54% gostam dos professores, 61,8% dizem que a matéria é aborrecida. Há assuntos a discutir, medidas a tomar. Um relatório que deve ser lido por todos os pais e professores.

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Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens

Está disponível a publicação do seminário realizado no Conselho Nacional de Educação sobre Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens.
Este seminário, realizado em abril de 2014, procurou discutir e partilhar diferentes perspetivas sobre o impacto da avaliação externa (exames) na qualidade das aprendizagens dos alunos. Com a generalização das provas finais e dos exames nacionais a todos os ciclos de ensino, concretizada em 2013, decidiu o Conselho Nacional de Educação acompanhar o desenvolvimento deste processo e sobretudo ouvir os especialistas na matéria, tendo em vista a clarificação de conceitos e de finalidades, assim como a identificação das relações entre as várias modalidades de avaliação.

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