Equidade: a verdadeira qualidade na Educação

por David Rodrigues
Coordenador do Mestrado em Educação Especial da ESE Piaget.
por David Rodrigues
Coordenador do Mestrado em Educação Especial da ESE Piaget.
A leitura na primeira infância é fundamental para a construção do sujeito, diz Evelio Cabrejo Parra, vice-diretor do Departamento de Formação e Pesquisas Linguísticas da Universidade Paris Diderot.
As associações de pais foram pioneiras, há mais de 30 anos, nas atividades de ocupação dos tempos extracurriculares, geralmente chamadas atividades de tempos livres (ATL), dos alunos do 1.º ciclo, como resposta educativa, lúdica e social no interesse dos alunos e das famílias.
A sociedade da informação levou a uma profunda transformação da comunicação, cheio de possibilidades, mas também de incertezas. Na última década, a noção de competência linguística evoluiu para a noção de competência semiológica em sentido alargado.
A violência nas escolas ganhou mais relevância na comunicação social desde há, pelo menos, uma década, não porque não existisse antes, mas porque esta, até então maioritariamente entre pares, não era notícia, provavelmente porque o acontecimento não saía dos muros da escola ou, simplesmente, era silenciado pelos próprios autores e vítimas.
O estilo de gestão da escola, mais ou menos participativa, pode ter influência no desempenho do aluno. Algumas evidências empíricas mostram que a aprendizagem dos alunos é maior nas instituições cujos diretores dão mais importância à participação dos professores na elaboração do plano pedagógico e são mais abertos às sugestões e propostas da comunidade escolar.
"Como são aborrecidos os estudos que falam eternamente em “reformas” e “desempenho” — mas não se dão conta de que o modelo iluminista está superado, e já há formas reais de ultrapassá-lo?" Esta é a questão sobre a escola no Brasil abordada por Alexandre Sayad, e que, pelo exposto, nos merece reflexão.